quinta-feira, 8 de março de 2012

TPM


     Tudo começa quando sua mãe espalha para as amigas que você "virou mocinha", ninguém gosta, mas é coisa de mãe. A sensação do primeiro absorvente é que estamos usando uma fralda geriátrica. Todo mês o ciclo se repete e as deliciosas cólicas dão o ar da graça. E como se não bastasse lá vem ela...
      No trocadilho feito pelos homens significa: “Tente Perturbar Menos”. Já para as mulheres:  “Todos Problemas Misturados” – “Tocou, Perturbou, Morreu” – “Total Paranóia Mental” “Tendência a Pontapés e Murros” e por aí vai...
      A TPM tem data certa para atacar, mas geralmente só percebemos que ela se aproxima através dos outros – nesse caso, ficaria melhor dizer ‘das vítimas’. 
     Hoje no almoço fiquei pensando nos tipos de TPM. Os sintomas são sempre os menos. Mas, podemos dividi-los em duas categorias. Ah, antes de qualquer coisa a previsão da TPM informa: Tempestades em copo d'água a qualquer hora do dia.
Na TPM 1 ...
Ao recebermos um “BOM DIIIAAA”, apenas fuzilamos com os olhos.
Responder só se for da maneira mais grossa possível. Quando alguém nos dirige a palavra somos sarcásticas e o recomendado é que a pessoa esteja afastada no mínimo 3 metros. Nessa fase não ouse fazer críticas, nem sequer construtivas. Elas podem desencadear a terceira guerra mundial. Não faça elogios! Um simples “Tá linda” será interpretado como “Você é feia todos os outros dias”. Se quiser algum contato, mande um sms. Se respondermos com o CAPS LOCK ligado, leia e NÃO responda. Se insistir no assunto na melhor das hipóteses sairá com pequenas sequelas. Sentimos fome. Muita fome! Somos capazes de comer um boi com chifre e tudo. Comemos vorazmente tudo que estiver pela frente. Tasmania fica no chinelo! E se sairmos para comprar um sorvete de uva e não tiver, só pode ser um complô. Se a internet cair, o mundo está contra nós. Se uma espinha aparecer estamos acabadas!
Na TPM 2 ...
Ao receber um “BOM DIIAA” responderemos com lágrimas nos olhos e a vontade é de dar um abraço. Nessa fase toda atenção do mundo é pouca! Somos a carência em forma de mulher. Nessa fase dê colo, ligue, mande um sms. A chance de levar uma voadora pelo telefone é nula. E pessoalmente ai de quem passar perto e não conversar por no mínimo 1 hora.  Mas, que fique claro que essa conversa não é um diálogo. É apenas um monólogo! Queremos reclamar até encontrarmos outra pessoa e mais motivos para reclamarmos tudo de novo. Nessa fase não fale, apenas ouça. E se quiser opinar apenas concorde com a cabeça e nos dê um abraço. Continue fazendo carinhos. Além de tudo isso, sentimos uma obsessão compulsiva por doces. Hum, doces! Chocolate, chocolatee, chocolaaaaaateeee... Compre uma barra de chocolate de 1kg e dê para adorada mulher com TPM. Mas, logo depois vá embora.
Em ambas as fases alguns sintomas se repetem. Nas duas fases nos sentimos uma merda. E por vezes acusamos eles de terem outra. Claro, assim fica bem mais fácil arrumar outra louca para colocar a culpa. Nos sentimos gordas. É a mesma coisa de vocês homens reclamarem que uma bermuda cargo engorda. Eu sei que vocês não fazem isso, mas em todo caso é melhor concordarem. Finjam que fazem isso. Choramos compulsivamente. Choramos até secar! Choramos por tudo. Choramos por nada! Seja por uma briga ou mesmo assistindo um documentário sobre a vida dos macacos na floresta intocada. Choramos por algo triste ou alegre. Choramos pelo passado, pelo presente e pelo futuro.
      Se não bastasse tudo isso ainda inchamos, enjoamos, ficamos rabugentas, com dores de cabeça, mamas inchadas. Sentimos muita preguiça e nenhuma vontade de nada. Nosso cabelo se rebela contra nós. E nessa hora só focamos na pergunta que não quer calar “Cabelo, conta pra mim o que foi que eu te fiz?”. As roupas insistem em não entrar, os sapatos insistem em machucar.  Uma vontade predomina. A de sumir! Sentimos muito sono. Por isso nunca pergunte “Perdeu a hora?” Porque a resposta certamente será “Perdi! Vira aí pra ver se eu acho ela no seu cu”.
Depois de cinco dias, uma semana no máximo, voltamos a ser novamente quem somos.  As coisas não parecerão com proporções tão exageradas como agora. Se os sintomas persistirem acredite, nem sempre é TPM, tem mulher que é chata mesmo. Mas, no geral é só uma fase.
      Escrevi tudo isso ontem no auge da minha TPM e quando li hoje tive medo de mim.  Uma coisa é certa: Na TPM, as mina pira!

15 comentários:

Leiva disse...

Adorei amiga... vc é um GÊNIO
Adoro todas.. Bjus

Anônimo disse...

Adoreeeeeeeeeeeei e me identifiquei muito! auieaiuaeiahuiha

Anônimo disse...

kkkk aii Fabí... me identifiquei em tudo.. acho que vou indicar o texto para meu marido... Pelo menos ele fica ciente do que esta acontecendo!... rs Bjus adoreeeeei.. Gaby!

Anônimo disse...

vc é otima amoreco...

Bruna Müller disse...

Acho que me descreveu haha
muito boa nega!

Anônimo disse...

Muito boa amiga, nossa cara hahahaha
beijaoooooo
saudades!!
S2
CLARA

Anônimo disse...

adorei ..........muito booa msm, bem que o Alex darcisio fala q vc escreve muito...................

Fabí Assis Barddal disse...

Genteeeeeeeeeeeeee, assinem os nomes! A melhor parte de escrever é saber que estão lendo. rs Beijão! Fabí.

Anônimo disse...

Adoreiiiii!!!
É bem assim msm..ahaha
Saudades!
Beijo
Tami

Ana Lígia Petry disse...

Tá aí, tudo explicadíssimo! Nossos maridos podem ler para aprenderem como lidar com a gente nesses dias...
Simples assim...
Adoooooorei!!!
Bjo, Ana Lígia

Anônimo disse...

Acho que somos beeem parecidas nessa época hahaha Demorei para vir conhecer, mas ja to gostando!!
Beeeijos pretinha e continue escrevendo!
Saudades
Cátia

Anônimo disse...

Hahahaha ... assino em baixo!!! Muito bom! Wal.

Nubia disse...

Tem uma música do Marcelo Jeneci " Copo d'água "
até parece resposta de um homem, para uma mulher com TPM. Amei o texto, é bem o real.

Anônimo disse...

Oi, Fabi. Adorei a página. Principalmente o anúncio de TV que tem no final. Comprei uma de 46" por aqui. kkkkkkkkkkkkkkkkkk. "O essencial é invisível aos olhos." DIEGO (PENSÃO DA DONA IRENE).

kari disse...

kkkkkkkkkkkkkk adoro tudo que vc escreve sempre.. leioo.. paro tudo e fico me imaginando em cada coisa que vc escreve .. e essa pra variar caiu certinhoo Genteeee que Meda de mIm :P
Amo suas crônicas Fabízudaaa :D
beijOO
Kari

Postar um comentário


Fabí Assis Barddal
Uma inútil que acredita que a inutilidade um dia vai dominar o mundo. Por formação sou Engenheira Agrônoma Paisagista e escritora
por pura preguiça de trabalhar. Também corto cana nas horas vagas.
Nada disso me deu dinheiro, só muito prazer.

Crônicas

Seguidores