terça-feira, 1 de maio de 2012

1994


Manhã do dia 1° de maio de 2012. Acordei com os noticiários relembrando que há 18 anos morria aquele que muitos não imaginavam que seria insubstituível - Ayrton Senna. Fora a nostalgia que bateu de como era diferente as manhãs de domingo bateu também uma nostalgia de 1994.  Há 18 anos...
 Ia pra escola à tarde e pela manhã dormia até a hora que eu quisesse. Não sabia o que queria ser quando crescer. Aliás, 18 anos depois ainda não tenho certeza se sei.
Não entendia muita coisa sobre Impeachment e os “Caras pintadas – Fora Collor” que havia acontecido em 1992, mas acreditava que seria uma coisa muito boa para o país e esperava as mudanças. E o Lula? Naquela época, como todos, duvidava que um dia ele chegasse à presidência.
O Palmeiras vencia mais uma vez o Campeonato Brasileiro e a Copa do mundo acontecia nos Estados Unidos. A seleção Brasileira vencia a Itália na final nos pênaltis. E lá estavam eles... O polêmico Romário, o consagrado da copa: Dunga, o “sai que é sua, Taffarel”, Zagallo e sua “sorte” e ele – peça decisiva na final: Roberto Baggio e sua má pontaria.
Valeria Peris de São Paulo ganhava o concurso de Miss Brasil com um cabelo fuá (daqueles penteados a seco) e um belo par de coxas. Enquanto Gisele Bündchen ia de agência em agência com seu book embaixo do braço.
Usavam-se calças jeans de cós alto, vestidos longos, sobrancelhas grossas, cabelo armado. Não tínhamos idéia que um dia a chapinha existiria.
A Globo exibia a novela Quatro por Quatro. Mal sabiam os personagens Raí e Babalu que tantos cachorros seriam homenageados com seus nomes.
Legião Urbana tocava no Programa Livre. E dois anos depois perderíamos Renato Russo. Galvão Bueno não era tão chato e Chico Anysio alegrava nossas tarde com a Escolinha do Professor Raimundo com as hilárias participações do Costinha. Xuxa era sim a rainha dos baixinhos.
Há 18 anos as manhãs de domingo eram mais alegres e não reclamávamos tanto. Essa foi sem dúvida uma  época boa. Uma época onde o Roque era o braço direito do Silvio Santos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Me bateu a saudade...uau
Me trouxe lembranças docês.

Bjo..Fabi
Jaque.

Nubia disse...

Nem lembrava que tanta coisa aconteceu. Lembro-me muito bem dessa época, meu pai assistia todo domingo a corrida para ver o Ayrton, eu chorava pois queria ver desenho. Hoje eu choro por termos perdido um idealista, alguém que teve um sonho e acreditou nele fielmente.

Anônimo disse...

Eu tbm choro, mas fazer o que tbm Choramm as rosaaaassss pq num quer estar aqui sem seu perfume pq ja sei q te perti e entre outras coisaaaaaasssss eu choro por ti...Cabritaaaa.
By eu anônimo que nessa ocasião sou eu.
Boa Cronica nega mais aq em casa o povo só acordava cedo no domingo pra assistir Globo Rural!
merdaaa acho q isso fico na minha mente e fez eu escolher agronomia...na tv era tudu tão bunito.

Postar um comentário


Fabí Assis Barddal
Uma inútil que acredita que a inutilidade um dia vai dominar o mundo. Por formação sou Engenheira Agrônoma Paisagista e escritora
por pura preguiça de trabalhar. Também corto cana nas horas vagas.
Nada disso me deu dinheiro, só muito prazer.

Crônicas

Seguidores