terça-feira, 13 de setembro de 2011

Era uma vez...

          Tentei encontrar uma explicação para esse desejo eloquente do posto máximo da beleza - o posto de Miss Universo, mas não encontrei. Porém, isso não me levou ao niilismo. Pelo contrário, cheguei a conclusão que a beleza perdeu sua definição. A beleza passou a ser moldável. Seguindo, claro, os moldes das plásticas!
          A cada ano que passa me questiono onde foram parar aquelas coxas formosas, aquelas candidatas corcundinhas de cabelo fuá e sorrindo de orelha a orelha. Hoje gordura virou pecado e celulite é uma tremenda falta de educação.
          Pra ser eleita ao ápice da beleza é importantíssimo ter lido o "Pequeno Príncipe" - de Antoine de Saint-Exupéry, desejar a paz mundial, querer cuidar das crianças e proteger os animais. E no final, caros colegas, acenar com um tchauzinho delicado e angelical usando a tão desejada coroa e o manto glamuroso.
         Esse ano o concurso chegou na sua sexagésima edição. Eu me pergunto: Onde estive todos esses anos que nunca parei pra assistir esse evento antes? Gente, 89 misses de biquíni, de traje de gala e respondendo a perguntinhas difíceis. Uau! E sabe mais, depois das 89 candidatas - 16 são escolhidas. E enquanto os jurados decidem você pode gastar todos os seus créditos do celular mandando mensagem pro número que a apresentadora passou pra ver se seu gosto bate com o dos jurados. É algo incrível, surreal! É só escrever o nome do país e mandar pra você gastar seus créditos completamente à toa. Coisa linda de se ver! Faça isso quantas vezes sua carência permitir. Mas, oh... pensa bem antes de enviar os torpedos porque "cabeça de jurado ninguém nunca entende." O negócio é interagir! Eu mesma me identifiquei muito com a Miss Honduras. O meu cabelo sem chapinha fica igualzinho ao dela. Fantástico!
          A seleção acontece e as outras 73 candidatas que não foram escolhidas não vão embora. Elas continuam lá atrás, embelezando o palco com as caras mais felizes do mundo. Afinal, todo mundo gosta de perder. Só que nem tudo é divertido, coitadas, elas tiveram uma semana super cansativa de ensaios e compras no shopping. É de dar pena ver moças tão jovens sofrendo tanto. Eu até me submeteria ir ao shopping gastar no lugar delas pra poder deixar que descansem. Só não sei se me aceitariam porque segundo uma das apresentadoras do evento, o ano não é das loiras. "Olhem só.... quantas morenas. E todas elas com roupas bem coloridas porque elas vivem num universo diferente." É sim, outro universo! Universo Restart, só pode!
          Eis que o primeiro momento dramático chegou! "Só 16 sobreviverão!" Juro que nessa hora eu ri. Ri e meu humor afrodescendente aflorou. Queria ver se elas fariam todas essas plásticas, passariam fome pra aparecer com os corpos pele e osso, se fariam maquiagem, escova... e muitas outras coisas pra quando fossem eliminadas a apresentadora as encaminhasse pra uma forca. Acho que assim faria mais sentido... 16 sobreviverão, por enquanto!
          País, a país, os nomes das escolhidas são lidos e comentados. Miss França. Miss Kosovo - hum, bem sugestivo. Miss Colômbia - "A beleza dela tá no sangue porque era a quinta mais bonita da faculdade" - Legal, então a feiura estaria no meu sangue? China - "Nunca ganhou Miss Universo" - E isso? Seria um sangue Brasileiro? Angola - "Já está vivendo um sonho realizado" - Então por mim já pode eliminar que ela já tá satisfeita. Austrália - Uma Barbie tamanho real. Porto Rico - "É o aniversário dela, que sorte! Vamos agora interromper o concurso e cantar parabéns." (Mentira, essa parte eu inventei). Brasil. Holanda - "Chorava nos bastidores entusiasmada com a possibilidade" - Eu dô é uma risada! EUA - única ruiva - também uma Barbie, mas na versão Ken. Ucrania. Panamá - "É uma das minhas favoritas" - disse a apresentadora pra ela e para outras 15. Costa Rica (idem) - Portugal - "Que surpresa! Ninguém tinha reparado nela" - Sorte dela que não sou Miss nem daqui nem de Portugal pra ela falar isso pra mim. Com certeza eu faria uma surpresa com o microfone que todo mundo ia reparar nela. Filipinas - "O país dela está torcendo porque ela é muito bonita" - Um critério bem diferente do resto dos outros países do Universo. E por último, uma gelada no boguinha dos Venezuelanos que tem uma fábrica de misses - Miss Venezuela.
          E voltando a sms. "Se você não mandou, perdeu playboy! Está encerrado e o voto preferido dos Brasileiros foi pra Miss Brasil." Aêêêê.... Que previsível! Nem Palmeirense quanto fica puto que perdeu o jogo não troca de time. Mas, tudo bem! "Continuem ligados! Vamos ver se seu voto vai bater com o dos jurados". Imagina que sensação única na vida de uma pessoa. O voto dela bater igual logo de um piloto da Formula Indy, uma produtora, uma miss 2003, um empresario, uma âncora de jornal americano, da Isabeli Fontana (com um L só, aê 'pobraiada', dobrar letras e usar y agora é coisa de pobre) e mais outras pessoas tão importantes que você sequer ouviu falar.
          E o desfile continua. Enquanto isso a apresentadora ressalta que existe uma tarefa muito difícil que é ser miss, me enriquece grandemente com informações da primeira Miss Universo, a Miss Finlândia. Acalma o coração das 16 Misses que estão no palco dizendo que "A vida continua depois de passar a coroa". Dramático e encorajador! Como elas não vão pra forca você também não precisará ir pro fuzilamento depois de passar a coroa.
          Roupas tradicionais, trajes típicos - a lá sapucaí, biquínis, apresentação perfeita de capoeira, Cláudia Leitte cantando em inglês, espanhol, português não! As apresentadoras esperando enlouquecidas pra ver se as candidatas tinham celulite e eu procurando onde estava a bunda delas. Sorrisos esticados, barrigas chapadas, muito peito pra pouco corpo. O que seria de uma miss sem plastica? Só uma garota que dá pro gasto?
          Chega o Top 10. Australia, Costa Rica, França, Ucrania, Portugal, Panamá, Filipinas, Angola, China e Brasil-sil-sil - Um jogo rápido de perguntas e resposta - "Estudei bastante, adoro ficar com a minha família, é lindo ver crianças e árvores" - Traje de gala - A roupa da Brasileira é criticada pela apresentadora por ser amarela - Segundo ela "Amarelo não é uma cor fácil". Porque difícil, minha filha, é assistir tudo isso ouvindo os comentários de vocês.
          Das 10, sobram 5. Chega a final! Que apesar de tudo ainda cria aquele nervosismo interno misturado com uma ansiedade pra saber logo quem será a mais bela do Universo. Só esquecem de uma coisa, nessa era de mulheres plastificadas e de tanta coisa fake acho que nem eles sabem se elegerão uma miss ou se na verdade é um mister.
          Era uma vez um concurso de Miss...

0 comentários:

Postar um comentário


Fabí Assis Barddal
Uma inútil que acredita que a inutilidade um dia vai dominar o mundo. Por formação sou Engenheira Agrônoma Paisagista e escritora
por pura preguiça de trabalhar. Também corto cana nas horas vagas.
Nada disso me deu dinheiro, só muito prazer.

Crônicas

Seguidores