quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Feministas

Hoje o dia amanheceu nublado como há dias tem acontecido. Nada de especial. Nada de diferente! Não, espere! Hoje é uma data histórica. Hoje a escritora francesa Simone de Beauvoir completaria 106 anos. Nunca entendi bem essa coisa de continuar contando a idade mesmo depois que a pessoa morre. É aquela velha história do “e se...” e “se” estivesse viva completaria 106 anos. Beleza! E “se” minha mãe tivesse 36 pneus ela era um bitrem.
Beauvoir foi uma das precursoras do movimento feminista e autora de frases célebres que muito me fazem querer vomitar. Grande parte do movimento feminista de hoje em dia me criticaria por dizer isso. Sim, eu disse grande parte! Essa mesma grande parte que pega argumentos machistas e inverte e fala que é feminismo. Essas mesmas feministas que só saem com caras que tem carro e que as bancam. Ser feminista hoje tá virando sinônimo de gente chata. Quantas estão hoje nas ruas mostrando seus peitos apenas por mostrar. Pois é, Simoninha! Acho que elas não aprenderam direitinho a lição que a mamãe deixou. E eu? Eu não aprendi. Não quero aprender. E tenho raiva de quem aprendeu! (depois da quarta série nunca mais tinha dito isso!).
E não Simone de Beauvoir não acho que minha diferença por ser casada pra uma prostituta seja o preço e a duração do contrato. Isso é conversa mole de recalcada encalhada! E sobre...  “A paciência – é uma das – qualidades femininas que têm como origem a nossa opressão, mas que deve ser preservada após a nossa libertação.” Que paciência, minha filha? Minha paciência é igual minha piroca. Não tenho! E se tivesse era bem pequena.
Cabe a cada mulher, ao contrário do que você diz - todas nascem não se tornam - decidir qual caminho lhes garante uma independência concreta feliz. Não é pelo trabalho que sinto diminuindo a distância entre homens e mulheres e a regra de que somente o trabalho pode garantir independência concreta nem sempre irá trazer felicidade.
Se não quero direitos iguais? Quero! Quero mais é que vocês vão pra pia porque deve estar sobrando muita louça pra lavar.

0 comentários:

Postar um comentário


Fabí Assis Barddal
Uma inútil que acredita que a inutilidade um dia vai dominar o mundo. Por formação sou Engenheira Agrônoma Paisagista e escritora
por pura preguiça de trabalhar. Também corto cana nas horas vagas.
Nada disso me deu dinheiro, só muito prazer.

Crônicas

Seguidores